quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A poesia não se traduz #1

Em dia de estreia da Amazon.es, um poema de Cristina Peri Rossi.



I LOVE CRISTINA PERI ROSSI


No portal da Amazon
aparece o meu nome

ao lado de Michael Jackson
Madonna e George Clooney

vendem t-shirts em três tamanhos
(pequeno médio grande)
para homens mulheres meninos
ou meninas

as t-shirts brancas
têm uma inscrição
em letras encarnadas: I love Michael Jackson
I love Madonna
I love George Clooney
I love Cristina Peri Rossi
o meu nome é maior
ocupa mais espaço

Pergunto-me quem terá tido
a ideia louca de me querer em t-shirts
da Amazon

Só gosto de Don't Cry For Me Argentina
da Madonna
e detesto o George Clooney
(o Michael Jackson dá-me alguma pena
teve uma infância difícil, como eu)

No dia seguinte as t-shirts continuam ali
no portal
a quem terá ocorrido
que tanta gente me ama

como não posso acreditar

compro um par de t-shirts I love
Cristina Peri Rossi

– a ver se fazes algum dinheiro –
diz a minha amiga – que a literatura
não dá para comer
parece que pode dar para vestir
penso

Quinze dias depois chegam por correio
as t-shirts I love Cristina Peri Rossi

duas por cinquenta dólares mais dez pelo envio
Penso que amar-me não sai muito caro
podia ser muito pior

O meu advogado diz que é inútil pôr um processo
A Amazon não responde
tem uma resposta automática igual para todos

não sei a quem oferecer as t-shirts

A mim, o meu amor fica grande.



Traduzido a partir daqui.